Glossário



Blogue
Diário público on-line.

Correio electrónico ou e-mail
Mensagem de correio electrónico. Transferência electrónica de texto ou imagens.

Correio publicitário não solicitado ou spam
E-mail não pretendido, geralmente enviado para fins publicitários. O spam é geralmente enviado para um grande número de destinatários ao mesmo tempo.

Download
Gravação de ficheiros provenientes da Internet no seu computador.

Firewall
Software ou dispositivo concebido para controlar as comunicações entre redes, ou entre a rede e um computador individual. Por exemplo, uma firewall pode restringir o tráfego com base em regras pré-configuradas, especificando que as comunicações só serão permitidas entre endereços definidos.

Fórum de discussão
Espaço de discussão na Internet, geralmente focalizado num tema específico, onde as pessoas podem publicar mensagens on-line utilizando os formatos especificados pelo fornecedor deste serviço. Alguns fóruns de discussão requerem um registo.
Outros contêm um arquivo, que pode ser utilizado para procurar um determinado tópico. Alguns fóruns são moderados, tendo o respectivo administrador o direito de eliminar ou editar algumas das mensagens publicadas, bem como de banir os utilizadores abusivos.

Pirata informático
Pessoa que acede sem autorização ao sistema ou à rede de informações de uma empresa, ou que utiliza essas informações sem autorização. Nota: O termo ’pirata informático’ ou ’hacker’ também se pode referir a um entusiasta muito experiente em computadores.

Pop-up
Nova janela que se abre sobre a janela activa do navegador da Internet. Esta janela, geralmente, não contém o seu endereço da Web, embora, em alguns casos, o possa ter. Os pop-up que se abrem sem a solicitação do utilizador contêm, geralmente, publicidade.

Programa anti-vírus
Programa concebido para evitar que programas maliciosos acedam ao sistema, identificando os ficheiros infectados, e apagando-os ou limpando-os.

Programas perigosos: vírus, vermes e troianos
Programa, ou parte de um programa, concebido para provocar acções não pretendidas num computador ou no sistema informático.

Protecção dos dados
Conjunto de regras que assegura que a confidencialidade das informações é mantida. A segurança dos dados cobre as informações confidenciais e pessoais e é mantida através da política de segurança das informações ou da declaração de privacidade.

Sala de conversação
Espaço de discussão em tempo real, onde os utilizadores escrevem mensagens que aparecem instantaneamente no ecrã, umas a seguir às outras. As mensagens são substituídas à medida que as novas são redigidas, ficando apenas visíveis as mensagens mais recentes.

Segurança de informações
Política implementada para assegurar que os riscos de segurança das informações estão sob controlo.

Servidor
Programa que distribui ficheiros para computadores numa rede baseada em regras pré-definidas. Por exemplo, na Internet os utilizadores recebem os e-mails a partir do servidor de e-mail da rede. Servidor é, muitas vezes, a palavra utilizada para o computador onde o programa servidor está localizado.

Sistema operativo
Programa principal que funciona "entre" o computador e o software de aplicação. O sistema operativo permite que o computador controle, supervisione e utilize o software instalado. Os sistemas operativos comuns incluem, entre outros, a Microsoft®, Windows®, a Apple® Mac-OS e o Linux®.

Verme
Programa malicioso que se pode propagar de forma independente através de redes de informação. Os vermes podem propagar-se através de falhas na segurança das informações ou de e-mail, no navegador da Internet, ou no sistema operativo. Mesmo se o utilizador não fizer nada, os vermes podem aceder a computadores desprotegidos quando estes se encontrarem ligados à Internet. Os vermes obstruem o funcionamento do sistema ou do computador e podem propagar outros programas maliciosos.

Vírus
Programa malicioso que se propaga copiando-se noutros programas. Um vírus pode-se propagar através de ficheiros, e-mail ou páginas da Internet. Um computador pode ficar infectado com um vírus quando o utilizador navega na Internet, ou quando abre um anexo de e-mail. Podem reduzir a capacidade de funcionamento do computador ou do sistema.