Perigos na Net:

  Vírus, Worms e Trojans

  Piratas informáticos

  Correio publicitário não solicitado na Internet

  A não esquecer

Vírus, Worms e Trojans


Os vírus e os vermes (worms) são programas perigosos que podem ser propagados através de e-mail ou de páginas da Internet. Os vírus podem danificar os ficheiros ou o software existente no computador.

Os vermes propagam-se mais rapidamente do que os vírus, directamente de um computador para outro. Por exemplo, um verme de e-mail pode auto-enviar para todos os endereços de correio electrónico existentes na agenda do utilizador. Os vermes da Internet procuram computadores que estejam ligados à Internet, mas que não contenham as actualizações de segurança mais recentes.

Os cavalos de tróia, ou troianos (trojans), são programas perigosos que parecem ser inócuos como, por exemplo, um jogo. No entanto, depois de activados, podem danificar ficheiros sem que o utilizador se aperceba.

Piratas informáticos


Os piratas informáticos designam as pessoas que acedem sem autorização a sistemas de dados. Eles podem entrar num computador desprotegido através da Internet e utilizá-lo de forma abusiva, ou roubar ou copiar ficheiros, e utilizá-los para actividades ilegais.

Para proteger um computador contra os piratas informáticos é aconselhável a utilização de uma firewall e a manutenção do sistema operativo actualizado.

Correio publicitário não solicitado


Os e-mails em massa não pretendidos são conhecidos como correio publicitário não solicitado ou spam. Este tipo de correio sobrecarrega os sistemas de e-mail e pode bloquear as caixas de correio. Os remetentes de correio publicitário não solicitado utilizam, por vezes, vermes de e-mail como ferramentas.

Cinco regras sobre o e-mail:

  1. Nunca abra mensagens ou anexos de e-mail suspeitos de pessoas que não conhece. Deve eliminá-los directamente no menu da mensagem.
  2. Nunca responda a correio publicitário não solicitado.
  3. Utilize o filtro de spam do seu fornecedor de serviços da Internet ou do programa de e-mail, caso o tenha.
  4. Utilize um novo endereço para fóruns de discussão, pesquisas na Internet, etc.
  5. Nunca reencaminhe mensagens de e-mail em cadeia. Deve eliminá-las.

A não esquecer


Feche os pop-up
Os pop-up (janelas emergentes) são pequenas janelas com uma mensagem que encoraja o utilizador a clicar na janela. Se uma dessas janelas aparecer no seu ecrã, o mais seguro é fechá-la clicando no sinal X – geralmente, no canto superior direito. Nunca poderá ter a certeza do que o programa fará, mesmo se clicar em ‘Não’.

Evite ser enganado
O procedimento de ocultar a sua identidade é uma tarefa fácil na Internet. Aconselhamos a verificar a identidade da pessoa com quem está a comunicar (por exemplo, em grupos de discussão). Nunca deve divulgar as suas informações pessoais através da Internet, excepto a pessoas que conhece e em quem confia. Se lhe forem solicitadas informações pessoais num site, consulte sempre os “Termos de utilização” ou a “Política de privacidade” do site, para ter a certeza que o operador explicou para que serão utilizadas as informações e se elas serão cedidas a outras entidades.

Discuta a utilização da Internet
Muito do material disponível na Internet é inadequado para menores. Discuta a navegação e a utilização segura da Internet com os seus alunos.