«Discussões on-line
      

 

Mensagens instantâneas (MSN Messenger, ICQ, etc.)

Tal como as salas de chat, as aplicações de mensagens instantâneas permitem a conversação em tempo real. A diferença é que se pode escolher a pessoa com quem quer falar. O programa mostra quais os amigos que estão on-line, e pode convidar um ou mais para uma conversa privada. Também pode partilhar ficheiros como fotos, clips de vídeo ou áudio, jogar em conjunto ou fazer chamadas de voz ou de vídeo.

A tecnologia de mensagens instantâneas tem os mesmos riscos do e-mail e do chat. Um utilizador pode abrir um anexo de ficheiro ou ligação que contenha um vírus, spyware ou material impróprio para crianças. Se conhecer a outra pessoa na "vida real", o chat on-line é muito mais seguro. As conversas através de mensagens instantâneas são sempre privadas e pode-se controlar não só com quem se está a falar, mas também o tempo que se pretende que a conversa demore.

Pode participar em discussões de forma segura, ajustando as definições do programa de mensagens instantâneas da seguinte forma:

Quando se começa a utilizar o programa pela primeira vez, é necessário especificar um perfil de utilizador. Não devem ser utilizados dados de identificação, pois o perfil estará visível para todos os participantes do chat. Muitos dos grupos de discussão e dos jogos on-line também exigirão o preenchimento de um perfil de utilizador. Por isso, devem ser seguidas as mesmas directrizes nestas áreas.


Selecção das pessoas com quem falar
A participação em chats é mais segura com pessoas que já se conhece na vida real. No entanto, toda a gente pode, potencialmente, enviar mensagens para o seu filho. Estes programas têm uma lista de contactos que lhe permite adicionar nomes de pessoas com quem pretende trocar mensagens. Para evitar que as mensagens de estranhos cheguem ao seu filho, pode ajustar as definições do programa para bloquear os contactos de todos os que não se encontram nessa lista.

Peça ao seu filho para lhe mostrar a lista de contactos, e saiba de entre esses quais os que ele conhece na "vida real" e com quem já se encontrou on-line. Terá, então, uma melhor noção sobre as pessoas com quem o seu filho conversa on-line.


Gravação das conversas
Pode gravar as conversas on-line. Se os outros participantes do chat souberem que está a fazer isso, pode melhorar a segurança do seu filho. Se as pessoas estiverem num chat on-line e souberem que as conversas estão a ser gravadas, geralmente esta estratégia faz com que sejam mais cuidadosas sobre o que discutem on-line. Pode optar por gravar as conversas uma a uma, ou definir o programa para gravar todas as conversas automaticamente.

Mensagens instantâneas (MI) – Divertimento para toda a família
As mensagens instantâneas não são apenas utilizadas por crianças e jovens. Muitas empresas também utilizam as mensagens instantâneas para comunicações internas. Por exemplo, se o seu filho iniciar uma sessão on-line quando estiver a trabalhar, pode trocar mensagens e poupar nos custos telefónicos. Também pode controlar a utilização que a criança faz da Internet, pois o programa MI mostrará a hora a que ela iniciou a sessão.